V ocê conhece o Charlie Harper da série Two and a Half Men? Interpretado por Charlie Sheen, a camisa de boliche era um acessório utilizado frequentemente pelo personagem durante as suas aventuras com o seu irmão Alan Harper.
Isso demonstra que, mesmo tendo sido criada nos anos 50, a camisa de boliche ainda é muito característica e continua sendo parte da história do esporte e da cultura pop.
Quer saber mais? Continue conosco e entenda um pouco mais sobre esse apetrecho tão importante para o jogo.
Você vai conhecer como a camisa de boliche surgiu e qual é a diferença entre as camisas que amadores e profissionais utilizam.
Você deve reparar que, em filmes de época, os jovens costumavam se reunir nos boliches depois da escola ou nos sábados à noite, não é mesmo? O boliche atingiu o auge da popularidade nos Estados Unidos na década de 50.
Com isso, a camisa de boliche veio de origens puramente funcionais, como uma peça de roupa para ser usada nas pistas. Mas os jovens jogadores americanos fizeram da camisa de boliche uma moda mesmo fora das pistas, usando-a para diversas atividades.
Mas o boliche não era apenas para os adolescentes. Podemos dizer que a prática deste esporte preencheu muitas noites dos pais de família suburbanos.
Em 1958, a Associação de Jogadores Profissionais foi formada e o boliche se tornou um grande esporte, com mini ligas, sendo lançadas em quase todos os boliches locais e noites de boliche regulares
O estilo clássico de uma camisa de boliche (e mais conhecido) é aquele feito de algodão, em tons de terra e com desenhos geométricos simples.
Antigamente, essas camisas imitavam desenhos de camisas havaianas clássicas e eram cortadas em caixa com mangas curtas, golas pequenas e frentes abotoadas. O padrão era o mesmo: casas de botão horizontais, bainhas retas e cortes em estilo de decote em V.
Muitas camisas de boliche tinham bolsos individuais na esquerda ou foram bordadas com iniciais ou outros pequenos monogramos.
O que distingue uma camisa de boliche de suas “irmãs” havaianas é o uso distinto de padrões de blocos de cores: enquanto as camisas havaianas têm seus designs específicos, as camisas de boliche são mais distintas e ousadas, o que realmente dá a elas um visual mais arrojado.
Um exemplo clássico de uma camisa de boliche pode ser uma camisa vermelha com um painel frontal ou gola contrastante, além de ombreiras e mangas vermelhas. Elas tendem a ser feitas em cores fortes, como vermelho, azul, preto e branco.
Ainda que as camisas de boliche clássicas (aquelas do Charlie Harper, lembra?) continuem fazendo sucesso, principalmente, para uso recreativo, hoje em dia existem modelos diferentes que são utilizados por jogadores profissionais.
Esses modelos não seguem o padrão das camisetas “old school” e possuem cores e estampas diversas. Além disso, muitos atletas profissionais personalizam suas camisas de acordo com suas personalidades e com a mensagem que querem transmitir durante o jogo.
E aí? Você prefere utilizar uma camisa de boliche mais clássica ou apostar em uma estampa fora do padrão?