
Spare no Boliche: o que é, quanto vale e como fazer
7 de fevereiro de 2023
5 dicas para aumentar a pontuação no boliche
5 de dezembro de 2023O peso é uma preocupação recorrente – e pertinente – na hora de comprar bola de boliche, mas esta não é a única coisa com a qual você precisa lidar. É necessário também examinar os componentes e matérias da bola, além de considerar o seu desempenho e habilidades para garantir que você terá amplo controle sobre o seu equipamento.
Pensando nisso, separamos algumas dicas que irão auxiliá-lo na hora de escolher uma bola de boliche que atenda às suas capacidades, necessidades, técnicas, preferências e bolso.
Comprar bola de boliche – Dica #1
Escolha o Peso ideal para você
O peso da bola é a primeira coisa que as pessoas consideram ao comprar um desses equipamentos esportivos. Uma bola de boliche pode ser muito leve ou muito pesada. Por isso, é importante saber como escolher o peso mais adequado para você. Confira algumas recomendações:
- Especialistas dizem que o peso da sua bola de boliche deve ser equivalente a 10% do seu peso total ou até o máximo de 16 kg.
- Se os buracos forem perfurados para se ajustarem perfeitamente à sua mão, a bola parecerá mais leve, garantindo que você ainda pode jogar confortavelmente mesmo com uma bola um pouco mais pesada do que a que você está acostumado.
- Opte pela bola mais pesada que você consiga jogar confortavelmente.
Comprar bola de boliche – Dica #2
Considere o Tipo de revestimento
A primeira coisa que você precisa considerar ao escolher o coverstock ideal é o que você quer que sua bola faça. Os tipos de plástico geralmente são muito suaves e não vão girar tanto, então eles são perfeitos se você quer que sua bola seja direta e difícil.
Já o uretano e a resina reativa são bons para quem quer que seus lançamentos tenham um gancho maior. O grau desses ganchos irá variar dependendo do material.
Os tipos de uretano engancham em toda a faixa, impedindo que ela use sua energia no início de sua rolagem. Isso o torna ideal para bolas extras e para pistas secas.
As bolas de resina reativa , no entanto, tendem a ter ganchos agressivos, tornando-os mais difíceis de usar, mas são mais adequados para pistas fortemente oleadas. Isso também dá a essas bolas os maiores potenciais de ataques.
Comprar bola de boliche – Dica #3
Entenda o Conceito de Potencial de Gancho
A parte mais complicada na escolha de uma bola de boliche está no potencial do gancho , porque acaba se fazendo necessário que você entenda alguns conceitos de física. Confira algumas dicas:
- Núcleos de bola de boliche (cores) ou blocos de peso vêm em diferentes formas e estilos, cada um oferecendo um potencial de gancho diferente. Naturalmente, os iniciantes devem ficar com estilos mais simples para que possam ter uma boa compreensão das diferentes técnicas antes de qualquer coisa.
- Núcleos de “pancakes” são as melhores opções para iniciantes que querem aperfeiçoar seu controle de bola antes de refinar ganchos e outras técnicas.
- Núcleos simétricos tendem a oferecer maiores potenciais de gancho com o material de coverstock adequado . Eles também permitem mais configurações de furos e podem até fazer furos para fins e objetivos específicos. Além disso, oferecem ganchos médios – ou seja, são mais adequados para pistas mais secas e para aqueles que tendem a jogar bolas lentas.
- Núcleos assimétricos tendem a ter blocos de peso desproporcionalmente formados, de modo que podem vir a ter efeitos variados nos movimentos das bolas. Isso os torna excelentes bolas de ataque.
Comprar bola de boliche – Dica #3
Pesquise antes de escolher
Lembre-se: a escolha é sempre sua quando se trata de comprar uma bola de boliche. Pesquise, pergunte a quem entende do assunto e encontre a bola ideal para o que você precisa.
Não deixe também de conferir o preço, marca e procurar uma loja especializada antes de comprar a sua bola de boliche. Boa sorte!