O s jogadores iniciantes de boliche que desejam melhorar suas habilidades devem evoluir a partir da forma como a bola é lançada. E isso requer o desenvolvimento das técnicas de boliche.
Você sabia que existem duas maneiras diferentes de arremesso? Reto ou com Curva.
Novatos costumam começar jogando reto e uma das melhores formas de evoluir no jogo é aprender a “girar a bola” – ou seja, conseguir o efeito de curva.
E aí? Você quer aprender as técnicas de boliche para melhorar os seus resultados?
Jogar uma bola curva requer tempo e treino, mas o esforço é recompensado pela confiança que você irá adquirir depois que dominar essa habilidade e melhorar sua pontuação.
Continue conosco e veja as nossas dicas para desenvolver as suas técnicas de boliche!
Técnicas de boliche #1
Comece como se fosse jogar uma bola reta. Ela será a mesma que em qualquer jogada padrão – a diferença está no desenvolvimento e, principalmente, na sua mão.
Sendo assim, traga a bola de volta para a posição de balanço, mantendo a palma da mão atrás da bola, como faria normalmente.
Caminhe em direção à linha de falta com um movimento constante e incline seu corpo para frente enquanto balança a bola de boliche para trás. Mantenha seu pulso e sua mão esticada enquanto você balança a bola para trás, para garantir o controle adequado após a liberação.
Certifique-se de manter o pulso firme. Se você carregar muito peso ou torcê-lo para trás e para frente, poderá se machucar ou se desgastar antes da hora.
Solte a bola de boliche de maneira que permita que ela primeiro escorregue do polegar e levante os dedos para cima. Se você mantiver o pulso e a mão bloqueados durante todo o movimento, a palma da mão ficará voltada para cima após o arremesso.
A posição da sua mão e pulso combinada com o movimento dos seus dedos irá curvar a bola em direção aos pinos.
Técnicas de boliche #2
Durante seu movimento de balanço, solte a bola na fase mais baixa, puxando o polegar para fora dos furos antes dos outros dedos.
O segredo por trás da bola de efeito é que, logo no final, os dedos são a única coisa segurando a bola, girando enquanto a soltam. Por isso, o polegar precisar sair do caminho. Confira algumas posições da mão:
Procure girar os dedos para cima na parte exterior da bola enquanto você a solta, direcionando a rotação com os dedos.
Durante o balanço, continue a mover a mão para cima. Dessa forma, você direciona a bola na pista, terminando em uma posição de aperto de mão.
Tente não desacelerar intuitivamente o seu movimento de balanço para concentrar-se e dominar o gancho, pois a mesma força ainda é necessária. Se você fizer isso, conte com essa diferença – quando retomar o seu lance normal, o gancho poderá ser muito diferente.
Técnicas de boliche #3
Lembre-se de começar com a posição e punho corretos. O ideal é estar a vários centímetros da linha de falta e a pelo menos quatro passos da área de approach.
Mesmo que algumas pessoas sintam a necessidade de ter mais espaço e isso não seja um problema, procure seguir a dica dos quatro passos.
Alinhe os pés com a seta da pista onde você está mirando – o que depende de quão acentuada será sua curva.
Se você for um jogador destro, olhe para a segunda seta do lado direito. Jogadores canhotos devem olhar para a segunda seta do lado esquerdo. Esta é a área onde você deve lançar a bola de boliche.
Técnicas de boliche #4
Uma boa maneira de praticar o seu gancho de arremesso antes de testá-lo nas pistas é usar uma bola de tênis ou uma bola de sinuca. Esse tipo de bola seguirá reto quando você lançá-la, mas virará para o lado quando você soltá-la.
Você provavelmente não jogará uma boa bola de efeito na sua primeira tentativa. Por isso, continue praticando para melhorar as suas técnicas de boliche.
À medida que suas habilidades aumentam, considere pesquisar sobre os diferentes tipos de bolas de boliche. Uretano, resina reativa e bolas de partículas oferecem um nível diferente de controle, dependendo do estilo e das condições da pista.
Quanto mais você jogar, mais controle você terá sobre o seu gancho e poderá ajustar essas dicas de acordo com o seu jogo.
Cada jogador é diferente, mas esses princípios gerais devem dar a você um bom começo para conseguir o efeito desejado.
Tome essas dicas e coloque-as em uso. Em pouco tempo você estará decolando nas pistas.
Para ter sucesso com qualquer coisa, é preciso prática e dedicação, mas pode ser muito gratificante no final. Bom jogo!