O s pinos de boliche são nada mais nada menos do que o alvo da bola de boliche em várias modalidades desse esporte. Neste post, nós vamos explicar quantos pinos tem o boliche e as formas de pontuação do jogo.
Além de saber quantos pinos tem o boliche, você vai saber como era a fabricação, a padronização ideal dos pinos e como devem ficar arrumados na pista.
Vamos lá?
A versão de 9 pinos, que já foi muito disputada antigamente, continua sendo praticada, principalmente na Europa.
Já a versão mais moderna e conhecida, com 10 pinos, foi criada nos Estados Unidos no século 19.
Os pinos usados antigamente eram feitos de um simples bloco de madeira, duráveis o suficiente e simples de fabricar.
No entanto, a desvantagem estava ligada ao fato de que, com a densidade variável da madeira, o peso de um pino individual era difícil de padronizar.
Em 1946, a American Machine and Foundry comprou a patente de uma máquina de pinos que popularizaria o jogo e mudaria a forma como os pinos de boliche eram feitos.
Hoje, cada pista de boliche possui 10 pinos com 50 cm de altura, 20 cm de diâmetro na parte superior e 7 cm de diâmetro na base.
Todos devem pesar entre 1,531 e 1,645 kg, serem torneados e receberem uma espécie de capa plástica de 3 mm de proteção.
Já a parte interna é feita de madeira previamente aprovada que varia de região para região.
É preciso que todos sejam feitos de um pedaço único de madeira ou laminados, tendo acabamento de 0.004 polegadas de película de espessura.
No jogo, eles estão sempre dispostos em formação triangular no fundo da pista, com a ponta do triângulo virada para o jogador. Há um pino na primeira fileira, dois na segunda, três na terceira e quatro na quarta.
As localizações deles são numeradas de 1 a 10 – os pinos na fileira de trás têm números de 7 a 10, os da de cima são 4, 5 e 6, os da segunda são 2 e 3 e o pino da frente é o 1.
Estes números não correspondem ao valor dos pinos caídos, mas sim à sua localização – como dissemos, cada pino vale apenas 1 ponto. Existe uma distância média de 30,5 cm entre o centro de um pino e outro.
A forma de pontuação em um jogo de boliche é aquela que citamos no começo do texto: eles são o alvo da bola, logo, é preciso derrubá-los.
Cada pino vale 1 ponto e se os 10 forem derrubados na primeira chance de uma jogada, o jogador faz um strike.
Se ele usar os dois arremessos a que tem direito para derrubar todos os 10 pinos em uma só jogada, ele faz o que se chama de spare. Para entender melhor: é possível que o jogador derrube sete pintos na primeira chance e os outros três na seguinte.
O máximo de pontos que um jogador pode fazer em um jogo de boliche é 300 pontos, que equivalem a 12 strikes em sequência – ou 120 pinos derrubados em 12 frames.
Entendeu como funciona? Então vamos às pistas!