O sistema de pontuação e a importância do strike no boliche pode ser um pouco complicado para iniciantes no jogo? É o seu caso?
De fato, as regras podem ser um pouco confusas para as pessoas que pretendem aprender como jogar.
Mas, se você acha que não se trata apenas de ficar derrubando os pinos para fazer um strike, está certíssimo! Claro que o strike no boliche é o ponto alto do jogo, porém a contagem é, realmente, um pouco mais complexa do que parece.
Portanto, para compreender melhor o jogo – e consequentemente, marcar mais pontos – é necessário saber pontuar e enxergar qual o melhor momento para isso.
Por isso, preparamos este conteúdo para lhe explicar o que é o strike no boliche e como funciona a contagem de pontos do jogo. Você vai ver o que é o strike, quanto vale e dicas de como fazer um.
Não perca!
A partida é formada por frames (rodadas), sendo que cada jogador tem direito a duas chances para tentar derrubar os pinos dentro de cada rodada.
Se os dez pinos forem derrubados na primeira chance de um frame, o jogador faz um strike e não precisa da segunda chance dessa rodada.
Contudo, se ele usar as duas chances para derrubar todos os pinos em um só frame, ele faz o que se chama de spare. Por exemplo: é possível que o jogador derrube sete pintos na primeira chance e os outros três na seguinte.
Se um jogador errar os dez pinos na primeira tentativa e derrubar todos na segunda, ainda será considerado um spare e não um strike, visto que duas chances foram necessárias. A rodada aberta acontece quando o jogador não derruba os 10 pinos nas duas tentativas.
Dica de Strike no Boliche #1
Importante: é preciso que o jogador esteja atento à Linha de Falta, que possui mais ou menos 1,2 polegada, na largura da pista, posicionada entre o término do approach (área de arremesso) e o início da pista.
Em campeonatos e torneios, se o jogador pisar na linha ao fazer o arremesso, perderá a jogadas. Algumas possuem sensores eletrônicos que detectam a falta e aplicam automaticamente a penalidade, apontando no monitor de anotações zero ponto.
Se for o primeiro arremesso, serão colocados novamente os dez pinos e caso o jogador os derrube na segunda jogada após a falta, será computado um “spare”. Se a falta for cometida na segunda oportunidade, não marcará pontos nessa, valendo apenas os pinos derrubados na primeira jogada.
Dica de Strike no Boliche #2
A pontuação de uma partida (ou linha) vai variar de acordo com a quantidade de pinos e a maneira como são derrubados pelo jogador.
Visto isso, a contagem de pontos vai de zero (quando nenhum pino é derrubado ao longo dos dez frames) até a pontuação máxima de 300 pontos – 12 strikes consecutivos. E aí você pode perguntar: como fazer 12 strikes no boliche, se são apenas dez frames?
Sim, cada linha é formada por dez rodadas. Porém, se o jogador derrubar todos os pinos logo no primeiro arremesso da décima, ganha o direito de jogar mais duas bolas, garantindo, dessa forma, a oportunidade de completar 12 strikes em uma partida – ainda que isso seja raro de acontecer.
Cada pino derrubado vale um ponto. Quando o jogador fecha um frame, seja derrubando os dez pinos na primeira bola (ou seja, fazendo um strike) ou na segunda (spare), ele ganha dez pontos mais os pinos derrubados na próxima.
Logo, o strike vale dez pontos mais os dois próximos arremessos e um spare vale dez pontos mais o primeiro próximo arremesso.
Assim, podemos entender que o valor é cumulativo: quanto mais strikes e spares forem marcados consecutivamente, maior será o valor de cada um e da pontuação total obtida.
Se um jogador marca dois strikes seguidos, ele faz um ligue, se ele consegue três, um triligue, e assim sucessivamente até chegar a tão sonhada pontuação máxima de 300 pontos.
O strike no boliche é a melhor jogada possível e é natural que todo jogador, iniciante ou não, queira aprender as técnicas corretas para alcançá-lo.
As técnicas ajudam, mas a prática é essencial para melhorar a precisão e aprender a localizar o ponto ideal para a jogada. Confira algumas dicas!
Dica de Strike no Boliche #3
Antes de iniciar a jogada, alinhe o seu pé não dominante ao ponto central, ele será o oposto à mão de jogada (se for destro, por exemplo, use o pé esquerdo). Você pode mudar a postura e a posição na pista se sentir uma tendência natural a isso, mas procure começar com o centro.
A 4,5 metros da Linha de Falta, é possível ver as setas direcionais que auxiliam na mira. Tente virar o lado dominante do seu corpo em direção à segunda seta, já que o centro da pista é, geralmente, a parte mais escorregadia.
Por isso, manter a bola levemente para o lado é uma boa maneira de maximizar a tração dela na pista.
Dica de Strike no Boliche #4
Mantenha os ombros paralelos à linha de falta e balance o braço para frente o mais reto possível. Quando soltar a bola, mantenha o corpo em movimento, estenda a mão como se fosse apertar a mão de alguém a observe o local em que a bola cairá.
Se você mirou na “caçapa”, área lateral que aparece em ambos os lados do pino frontal, terá uma probabilidade maior de fazer um strike.
Uma vez que você conseguir atingir a caçapa, vai encontrar a posição inicial correta e o estilo adequado de movimentação para o seu corpo. Alinhe seu pé não dominante ao ponto central novamente.
Dica de Strike no Boliche #5
Atingida a caçapa, chegou a hora de acertar os pinos que sobraram. Se estiverem do lado direito, faça o próximo arremesso à direita do ponto central. Se estiverem à esquerda, jogue da maneira oposta .
Inclinar para um lado muito cedo significa que você está movimentando o corpo na hora errada. Procure manter a bola neutra ao mover em direção aos pinos que restaram.
Dica de Strike no Boliche #6
Como em todo esporte, a prática é fundamental. Apenas depois de praticar vários lances, você será capaz de encontrar a sua posição ideal de jogada e, assim, modificar a postura ou estilo de arremesso para aprimorar as chances de acerto.
Procure exercitar sua inclinação, encontrar a velocidade ideal e a melhor bola para o seu tipo de arremesso. Seguindo essas dicas, o strike no boliche será um algo muito natural para você. Boa sorte!